quinta-feira, 20 de março de 2008

Apple Pie

Ontem eu fiz um jantar aqui pros nossos queridos amigos, e a sobremesa foi a tal da torta de maçã americana.
A primeira vez que eu fiz essa torta foi pra família, e como não durou nem 12 horas, o pessoal só ouviu falar, sem ter tempo de provar nem uma lasquinha.
Então resolvi fazer de novo pra ver se o sucesso se repetia com a mudança do "público".
A receita é uma adaptação da receita da Pati Hie, amiga americana da minha mãe e até agora o único que não gostou foi o Joaquim (meu filho de um ano e nove meses), porque ele não gosta de canela!





Apple Pie

Ingredientes:
14 col. sopa de farinha de trigo
1 col. café de fermento em pó
4 col. sopa de açúcar refinado
1 gema de ovo
4 col. sopa de manteiga derretida
2 col. de café baunilha (pode usar uma só, mas é que eu sou louca por baunilha!)
5 maçãs verdes sem casca e fatiadas
2 col. sopa manteiga macia

Misture bem os seis primeiros ingredientes em um bowl e adicione um pouquinho de água para dar liga.

Coloque a massa sobre o fundo e as bordas de uma fôrma de torta redonda média.
(Você pode achar que não tem massa suficiente, mas vá modelando bem, fazendo uma camada fina de torta sobre toda a superfície da forma. É importante cobrir tudo, sem deixar nenhum buraquinho!)

Misture uma col. de sopa rasa de farinha de trigo e uma col. de sopa rasa de açúcar e salpique sobre a massa (não precisa usar tudo!).

Coloque metade das fatias das maçãs em círculos sobre a massa toda e espalhe 2 col. de sopa de açúcar por cima.

Coloque o restante das maçãs e salpique mais 2 col. de sopa de açúcar.

Leve a torta para assar em forno quente (pré-aquecido 10 min) por 25 a 30 minutos (eu fico de olho para garantir que a massa não vai queimar e as maçãs vão cozinhar direitinho).

Enquanto as maçãs cozinham, misture com um garfo, 3 col. de sopa de trigo, 6 col. de sopa de açúcar, 2 col. de café de canela (ou menos) e 2 col. de sopa de manteiga macia.

Ainda usando o garfo, coloque a mistura por cima das maçãs, cobrindo toda a superfície e asse por mais 25 minutos.

Sirva quente com sorvete de creme, fria ou gelada com chantilly.

Dica:
- Pode-se usar Apple Spice ao invés da canela pura.

Dessa vez, acabou em menos de 2 horas e não deu tempo nem tirar foto da torta inteira pra colocar aqui! A foto do post é a do meu prato, que foi o único que permaneceu intacto por 5 minutinhos. *rs

2 comentários:

Neto disse...

Bem, na condição de amigo eu sou suspeito pra falar, pq realmente o jantar de ontem foi divino, a cozinha dessa mocinha e um pecado capital, (daqueles bem gostosos de cometer rs...)
o salmao estava otimo, a proposito ainda tem pra hj?? rsrsr
e a sobremesa sublime amamos lucy... bjos a todos

daniel disse...

bom, a famigerada torta ta no forno
vejamos se eu acerto.