quinta-feira, 20 de março de 2008

Arroz com Feijão

Esse vai pra uma amiga que ontem mesmo me contou que não comia feijão há dias porque não sabia fazer! :)

Arroz

Medida:
Eu costumo fazer dois copos americanos de arroz aqui em casa, para 3 pessoas e um bebê, mas a medida é simples: para cada copo de arroz, utilize dois copos iguais de água.
Obs: se o arroz for de qualidade um pouquinho inferior, você vai precisar adicionar um pouco mais de água. Faça isso no final e aos poucos para não empapar!

Etapa 1
Lave o arroz e deixe secando.
(tem gente que pula essa etapa e tem arroz que diz até no pacote que não precisa lavar, mas eu ainda prefiro a forma mais tradicional).

Etapa 2
Enquanto o arroz seca, coloque a água para ferver e pique meia ou uma cebola em fatias bem finas (se preferir, pode picar em pedacinhos bem pequenos ou mesmo ralar no ralador grosso).

Etapa 3
Adicione 3 (se você preferir, use outra quantidade) colheres de óleo e sal em uma panela e coloque as cebolas. Quando estiverem opacas, adicione o arroz seco e dê uma fritadinha nele, sem deixar queimar.

Etapa 4
Quando o arroz estiver mais branquinho, coloque a água fervendo, abaixe o fogo e tampe a panela. Quando a água estiver seca, o arroz está pronto!

Dicas:
- Use sempre um óleo de qualidade. Aqui em casa eu costumo usar óleo de canola.
- Utilize sal marinho ao invés do sal refinado. Ele passa por menos processos químicos e naturalmente, é mais saboroso.
- Se quiser, use caldo de frango ou legumes (de preferência caseiro), ervas, legumes ou alho frito para ter uma apresentação diferente.


Feijão

Antes de tudo eu preciso confessar que morria de medo da panela de pressão, então por muito tempo fiz feijão na panela normal. Hoje em dia eu uso a pressão numa boa, mas sinto saudade de quando tinha tempo de cozinhar o feijão na panelinha de ferro que herdei da minha bisa (comida em panela de ferro é tudo de bom!).
Independente da panela, um bom truque pra fazer o feijão, é deixá-lo de molho na noite anterior, assim ele "revive", potencializando seus nutrientes e não dá gases (muito útil para o caso da alimentação de bebês, por exemplo).
Então vamos às etapas:

Etapa 1
Escolha o feijão, tirando os grãos muito feinhos, as pedrinhas, galhinhos, ou qualquer coisa diferente que você ache por ali.

Etapa 2
Deixe o feijão de molho na água, de véspera.

Etapa 3
Descarte a água em que o feijão ficou de molho, coloque-o em uma panela de pressão e cubra-o com água. Feche a panela (só use panelas de pressão em bom estado e verifique se a válvula não está entupida e se está funcionando direito) e leve ao fogo alto até cozinhar (não deixe muito tempo, senão o feijão pode ficar mole demais).

Etapa 4
Pique ou amasse dois dentes de alho, frite numa panela com sal a gosto e óleo (ou azeite) e adicione o feijão com a água do cozimento. Ajuste o sal, coloque duas folhas de louro e deixe na panela até engrossar o caldo, mexendo sempre.

Dicas:
- Quando o caldo estiver bem grossinho, adicione uma pitadinha de pimenta do reino moída na hora .
- Se preferir um feijão com mais alho (como o pessoal daqui de casa), quando o caldo do feijão ainda estiver ralo, coloque um pouco de alho desidratado (cuidado com a quantidade, pois é bem forte!).
- Se quiser dar um sabor especial, use salsinha e cebolinha picadinhos, coentro (em folha ou em pó) ou cominho, ao invés da pimenta do reino.
- Para variar, use linguiça, bacon, paio (previamente cozidos ou fritos e de preferência sem muita gordura) ou caldo de carne.
- Esprema um pouco de suco de limão em cima do feijão quando ele estiver pronto, pois além de dar um sabor especial, a vitamina C do limão ajuda o nosso corpo a absorver o ferro do feijão.

Se você mora sozinha ou tem uma vida corrida e não tem tempo de cozinhar feijão todos os dias, congele o feijão cozido na panela de pressão em porções pequenas e deixe somente a Etapa 4 para o dia em que quiser comer um feijãozinho!

Um comentário:

Elisa disse...

Ooooooba! Obrigada amiga, pela ajuda! Sei que ainda não cozinho tão bem, mas agora posso aprender suas receitas, mesmo de longe!
Muita falta dos nossos jantares, e seus pratos deliciosos!!!