quarta-feira, 16 de abril de 2008

Homus

Eu amo comida árabe, então sempre que posso me arrisco a fazer alguma coisa em casa ou saio pra apreciar um bom quibe cru! Estou prometendo a mim mesma que vou fazer Arroz Sírio e já comprei todos os ingredientes... até o fim do mês sai e eu venho aqui postar a receita.
Como eu ando meio enrolada pra cozinhar, hoje vou postar uma receita que não é minha, mas é uma delícia! (a foto é minha mesmo e é o grão-de-bico de molho)


Homus
(Jamie Oliver)

Para 4 pessoas
340g de grão-de-bico deixado de molho durante a noite
1 pimenta (chilli) vermelha pequena seca
1/2 colher (chá) de sementes de cominho ou cominho moído
sal e pimenta-do-reino moída na hora
1 dente de alho descascado
1 colher (sopa) e 1/2 de tahine
4 colheres (sopa) de óleo de oliva extravirgem
suco de limão a gosto (aprox. 2 col. de sopa)

Enxague os grãos-de-bico que ficaram de molho. Cubra-os com água e cozinhe por 1 hora e 1/2, ou até que os grãos fiquem tenros, escumando se for necessário. Escorra, e guarde um pouco da água do cozimento.
Em um almofariz esmague a pimenta e o cominho com uma colher (chá) de sal. Pique o alho bem fino em um processador, depois acrescente o grão-de-bico, a pimenta, o cominho e o tahine. Triture tudo até obter uma pasta. Adicione o sal, a pimenta-do-reino, o azeite e o suco de limão. Se preferir o homus ligeiramente menos consistente, acrescente a água do cozimento aos poucos até você ficar satisfeito.
E está pronto!

Nenhum comentário: